1° Definir qual objetivo no kartismo.
- Hobby
- Amador (Disputando campeonatos não homologados pela CBA)
- Profissional
Hobby
O kart de aluguel tem como finalidade a confraternização, onde amigos de trabalho, faculdade, escola, se reúnem para competir e brincar com equipamentos fornecidos pela empresa contratada.
É definido o tempo da corrida e o tipo de equipamento, os karts alugados apresentam grandes diferenças para um kart profissional, sua estrutura tubular é bem reforçada para agüentar os impactos dos amadores, além de contar com motores estacionários de 4 tempos que apresentam uma durabilidade superior.
Equipamento
Kart indoor/outdoor
Motor: 4 tempos – 13 hp – 9 hp – 6,5 hp e 5,5 hp.
Custo
Varia de pista e do tipo de equipamento, mas temos que destacar que é a modalidade mais barata, apresentando uma ótima relação custo/benefício.
Simulação de Custo:
R$ 70,00 o aluguel de um 13 hp durante 30 minutos(10 Minutos de treino e 20 Minutos de corrida).
Um campeonato com 10 etapas
Totaliza um custo de R$ 700,00 por campeonto.
Vantagens
Além do custo, a maior vantagem é correr em igualdade de equipamento, no Brasil associação de kart amador promovem campeonatos durante o ano, além da diversão alguns eventos distribuem premiações simples, mas que incentivam o esporte, em minha opinião é a modalidade que mais cresce no Brasil.
Desvantagem
A maior desvantagem é o desempenho do kart, o chassi é pesado demasiadamente e o motor com pouca potência comparado com os motores 2 tempos profissionais, além de não estimular a preparação do equipamento, regulando chassi, calibragem do pneus etc.
Outra desvantagem é ficar a mercê dos equipamentos fornecidos, apresentando muito desgaste, empenamento do chassi, dificuldade de virar o volante, correr com pneus desgastados tudo contribuído por ocasionar a falta de desempenho.
Segurança
Antes de entrar nos boxes levante o braço --em 90º-- para sinalizar aos que vem atrás. Quando sair dos boxes, certifique-se que não vem outro kart. Se estiver lento e perceber a presença de outro piloto aproximando-se, indique com o dedo o lado escolhido para a ultrapassagem. Em caso de quebra ou acidente, tente encostar o kart para não atrapalhar a pista e só saia dele com a autorização dos fiscais.
Posição do banco
A posição ideal do banco é aquele onde os braços do piloto façam um ângulo entre 90 e 100 graus. As pernas devem permanecer flexionadas. O piloto deve aliar conforto com o equilíbrio.
Treino
Use as duas primeiras voltas do treino para aquecer bem os pneus. Um kart com pneu frio não faz boas voltas.
Afogador
Muitas vezes os kartódromos deixam o afogador do kart pela metade, o que reduz o consumo e evita que os pilotos andem no limite do kart. Os pilotos mais experientes, antes da corrida, colocam o afogador no máximo do seu funcionamento fazendo com que aumente a combustão e o kart ande muito mais rápido.
Acelerar na curva?
Um assunto muito debatido entre os pilotos é sobre a aceleração em curva, já que muitos, principalmente no kart indoor, não tiram o pé do acelerador enquanto freiam deixando a rotação do motor alta na saída da curva. Já foi provado que isso pode ganhar alguns décimos de segundo no início da prova, porém com o desgaste da embreagem o kart perde rendimento muito rapidamente e acaba valendo a pena. A melhor forma de fazer a curva é frear no menor tempo possível, tirando o pé do acelerador, e voltar a aceleração rapidamente.
Largada
Muitos pilotos ficam acelerando na hora da largada e segurando no freio para somente soltar o pedal no momento da largada. Essa atitude faz nós voltarmos no assunto anterior, pois a aceleração mais freio faz a embreagem queimar e o kart perder rendimento. O correto é você acelerar somente quando der a luz verde.
Vácuo e vento
Quando estiver em uma reta, incline um pouco a cabeça para diminuir o seu contato com o vento. Isso fará com que você ganhe preciosos milésimos de segundo.
Aproveite o vácuo do seu oponente. No kart indoor a diferença é quase imperceptível, mas no kart profissional você poderá ganhar alguns décimos.
Fechar a porta
Durante a corrida, o piloto que sentir pressionado por outro poderá fechar a porta assim que sair de uma curva, ou seja ir para o outro lado da pista evitando que o adversário coloque o kart de lado para realizar a ultrapassagem. Porém se o piloto voltar à trajetória normal não poderá novamente fechar a porta para o piloto de trás. Uma dica importante é você ficar do outro lado da pista até o final da reta, quando iniciar a curva volte um pouco sem deixar espaço para o seu adversário te ultrapassar no lado que você se defendia.
Tornou-se rotineiro ver pilotos pulando no kart no momento da largada, como se esse movimento tornasse o kart mais leve. Mas analisando fisicamente, você pode perceber que o kart fica mais leve quando você pula, porém quando você cai nele de volta, o peso da queda é maior que somente o peso do seu corpo, assim esse é um movimento em vão, que só prejudica o chassi do kart.